Florianopolis, ou a Ilha da Magia como é carinhosamente chamada, apresenta conforto e agitação de uma capital, ao mesmo tempo em que proporciona um contato muito próximo à sua natureza deslumbrante e preservada. A ilha é muito conhecida por suas 42 belas praias. Hoje, a capital turística do Mercosul atrai milhares de turistas durante o ano todo, principalmente durante o verão, tornando-se a 2ª cidade brasileira mais visitada por turistas estrangeiros (atrás apenas do Rio de Janeiro).
Mas nem só de praias vive o turismo da capital catarinense. O fascínio e a magia de Florianopolis são algumas das tantas razões que trazem, todos os anos, milhares de visitantes na temporada de verão e ao longo do ano para eventos de negócios, culturais, artísticos, esportivos, profissionais, simpósios e conferências, consolidando a Capital como importante sede de eventos. Destaca-se por ser a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), segundo relatório divulgado pela ONU em 2000. Esse índice também a torna a quarta cidade brasileira com a melhor qualidade de vida.
Embora parte da cidade esteja localizada no continente, a grande parte das atrações de Florianopolis se encontra na Ilha de Santa Catarina, o que lhe rendeu o título de "Ilha da Magia". O nome "Florianopolis" foi criado para ser uma homenagem a Floriano Peixoto, segundo presidente da República do Brasil (1891-1894) além de ser carinhosamente abreviada para “Floripa” por muitos brasileiros.
Considerada por seus habitantes e turistas que a visitam como detentora de uma beleza singular, dotada de fortes traços da cultura açoriana, observados nas edificações, artesanato, no folclore, culinária e nas tradições religiosas, Florianopolis tem no turismo uma de suas principais fontes de renda. Dentre os atrativos turísticos da capital salientam-se, presentemente, além das praias, as localidades onde se instalaram as primeiras comunidades de imigrantes açorianos, como Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa e o próprio centro histórico da cidade.
Inaugurada em 1926, a ponte que liga a Ilha ao Continente é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. É considerada o principal cartão postal de Florianopolis.
É o principal ponto de convergência da cidade. Destaca-se por seus valores arquitetônicos, culturais e comportamentais. A praça incorpora inúmeros monumentos e hermas que reverenciam acontecimentos e vultos da história catarinense e brasileira.
Assim chamada no rancho de amor à ilha, Hino Oficial do município de Florianopolis, a árvore centenária, encontra-se na Praça XV de Novembro, principal praça no centro da cidade.
Uma das mais belas construções em Florianopolis, a catedral metropolitana, encontra-se junto à Praça XV de Novembro e próxima ao Palácio Cruz e Sousa.
Utilizado antigamente como mercado da cidade (na época em que os barcos atracavam próximo à ele), ainda hoje funciona com várias lojas. Encontra-se no Largo da Alfândega, próximo ao TICEN - Terminal de Integração do Centro e ao prédio da antiga Alfândega.
Florianopolis é a única cidade brasileira a possuir a certificação, mais conhecido
como